sábado, 4 de setembro de 2010

Filosofia Moderna - Descartes

Filosofia Moderna

Publicado originalmente em 1637 o Discurso do Método de René Descartes é uma das mais famosas obras da literatura filosófica, sendo por muitos considerado o texto fundamente da ruptura cultural que da origem a Filosofia Moderna.O texto é composto de seis partes onde o autor, partindo de um relato de sua biografia intelectual, expõe de maneira clara e sucinta os grandes traços de seu novo sistema filosófico. Para encontrar a verdade absoluta é preciso estabelecer o que é verdade. Descartes sugere que devemos duvidar de tudo, encontrando a verdade através da razão.
O conhecimento não deverá ser construído a partir das certezas externas, sempre falíveis, mas sim da única certeza exata. Descartes parte da certeza inicial de sujeito pensante, nela descobre Deus como uma idéia inata, concluindo a partir disso a impossibilidade do erro absoluto e propõe como forma de superação a adoção das regras metodológicas que se dividem em quatro:
a) não aceitar nada que não seja evidente e evitar a prevenção e a precipitação;
b) dividir um problema em "n" partes quantas forem possíveis e necessárias (análise);
c) conduzir o pensamento por ordem, partindo dos objetos mais simples para os mais complexos (síntese);
d) efetuar enumerações tão completas de modo a ter certeza de não deixar nenhum elemento no esquecimento.
Na primeira parte “Considerações a cerca das ciências" o autor inicia falando sobre a capacidade que todo homem tem em julgar e distinguir a verdade e o falso e sobre as diversas opiniões que levam ao caminho do pensamento. Descartes tem a pretensão de mostrar onde a razão deve estar no pensamento para aqueles que desejam possuir um conhecimento claro e distinto, porque é preciso conhecer aquilo que tem erros e enganos para podermos julgar o certo e o errado.
Na construção de seu método, o filósofo busca princípios morais que possibilitem continuar suas vidas, seguindo aqueles que achem mais sensato e estabelecer para si, três regras: as leis e os costumes de seu país e a religião. Manter-se firme a qualquer decisão tomada e a idéia do pensamento, assim utiliza toda a sua vida para praticar a razão na busca e no julgamento.
O centro da obra se encontra nas razões que provam a existência de Deus e da alma humana. “O homem é um ser imperfeito, logo depende a sua existência através de Deus e não subsiste sem ele um só instante".
Descartes disserta sobre a possibilidade de uma filosofia prática para dominar a natureza a partir da física e também sobre a aplicabilidade do método na ciência e bem estar do homem o qual teria como alicerce a própria filosofia.
Se duvidarmos de tudo é o principio para encontrar a verdade, o que faz o autor se fixar em conceitos já estabelecidos como costumes, religião e moral.
Analisando através da história costumes dos povos primitivos como os astecas, que acreditavam que sem o ritual de sacrifício o mundo não existiria, ou então os espartanos que dedicavam à vida para a luta e a consagração da guerra. Como pode os costumes de Descartes serem mais adequado e não estar igualmente equivocado como estes povos antigos? Ou ainda a sociedade em que ele vive poderia oferecer a liberdade suficiente para buscar o ideal de verdade, sem aprisioná-los aos conceitos já existentes?
Seguindo o raciocínio religioso o autor poderia seguir a doutrina católica que na idade média perseguiu e aniquilou muitas pessoas, por irem de encontro as suas idéias, acusados de bruxaria ou então o protestantismo que na Espanha travou lutas incessantes pra justificar que seu deus era melhor, ou então a crença mulçumana que há séculos promove guerras santas, matando diversas pessoas, muitas delas inocentes. Através de uma escolta religiosa automaticamente são encravados valores que seguimos durante toda a vida. Isso era um dos objetivos de Descartes, para possibilitar uma continuidade na vida.
Para encontrar a verdade é preciso que seus valores e sua visão de mundo não interfiram em uma conclusão, pois dificilmente poderá distinguir o certo do errado, porque são valores criados pela sociedade e onde a ética permite atribuir como verdadeiro.
O erro de René Descartes foi em se apegar as questões de valores já existentes como: crença, costumes, religião, sociedade e conhecimento adquirido, pois estes têm que serem um instrumento de ajuda e não algo que defina escolha.
Descartes elaborou um método que busca solucionar problemas que dificilmente podem atingir a verdade absoluta.

Bibliografia

DESCARTES, René - Discurso do método. 2ª ed. Lisboa : Guimarães Editores, 1994
Spread The Word
del.icio.us it Digg this Furl Reddit Yahoo! this! StumbleUpon Google Bookmarks Live Favorites Technorati

Nenhum comentário:

Postar um comentário